CURADORIA
Por que um designer pode ser sua contratação mais importante
Você saberia dizer como a sua empresa usa design hoje? Ou qual a última vez que o design de produtos ou serviços foi discutido pelo CEO? Sua experiência de uso se parece mais com fazer uma conexão num aeroporto mal sinalizado, ou ela é tão simples e intuitiva como fazer uma busca no Google? Chamamos de design todas as atividades que envolvem o entendimento amplo do...
IKIGAI
A Mandala Ikigai é um desenho (cuja origem e autoria é desconhecida), que aborda as diferentes áreas e intercessões de uma vida plena de razão de ser. Viver em Ikigai significa atingir o epicentro destas quatro áreas: O QUE EU AMO FAZER – Todo processo transformador e a realização do potencial humano se inicia no entendimento desta questão: - o que eu amo fazer? É no cerne...
Design e Marketing Digital: 3 motivos para essa dupla nunca se separar
Quando falamos em Marketing Digital, é normal que os primeiros pensamentos que venham na nossa cabeça estejam relacionados a ferramentas altamente tecnológicas, que irão nos auxiliar magicamente a ter sucesso. Sejamos sinceros: é bem compreensível que o Design nem passe pela cabeça das pessoas em um primeiro momento, afinal, muitos não entendem bem o que realmente significa...
Brasil é 2º país com menos noção da própria realidade, aponta pesquisa
A informação faz parte da pesquisa "Os Perigos da Percepção", realizada pelo instituto Ipsos Mori e divulgada nesta quarta (6). O estudo apresentou aos entrevistados perguntas sobre a realidade de seus países e em seguida comparou a percepção das pessoas com dados oficiais. O resultado indica que, por todo o mundo, há pouca familiaridade com temas de segurança, imigração,...
O problema do design thinking
Design Thinking não é só colar post its, pensar em grupo e se divertir no processo. Por trás de todo processo sustentado por ferramentas que facilitam a inovação, há um ingrediente normalmente não dito, que é o comportamento do designer. Já faz alguns anos que atuo como facilitador em sessões de inovação na busca por soluções para problemas de negócios ou projetos de...
Tendências e Highlights para o marketing e o varejo
No início do ano, participei, como diversos profissionais brasileiros, em Nova Iorque, da NRF – National Retail Federation, maior convenção varejista do mundo, que analisa e projeta tendências de mercado. Realizado anualmente pela associação norte-americana de varejo, o evento trouxe os principais nomes do setor para três dias de profunda discussão. Os temas nos fizeram...
A inteligência é artificial, o consumidor, não
Para melhorar a experiência dos usuários, é preciso pensar além da tecnologia. Por mais que se trate de um robô (bot), pensar na conversa (chat) é fundamental Por Roberto Oliveira (*) Criar um canal eficiente de mensagens (chatbot) requer foco no “chat”; não só no “bot” Hoje, muito se discute sobre a tendência dos chatbots, que ganha cada vez mais importância no cenário corporativo....
3 dicas para levar uma startup adiante
Uma boa ideia não vale nada se não for compartilhada com outras pessoas. O dito de que empreendedores não devem contar essa ideia para outras pessoas até executá-la é um dos principais mitos O Brasil está em 5º lugar no ranking dos países com empreendedores “mais determinados”, segundo estudo realizado pela startup norte-americana Expert Market, publicado na Fast Company. O ranking...
Sua marca é relevante para o sucesso do seu negócio?
Você já se perguntou o que exatamente representa a marca de um negócio e por quê deve investir nela enquanto empreendedor? Essa pergunta assume cada vez mais importância no momento de criar ou gerenciar um negócio, seja no momento da ideia inicial, antes mesmo de se começar a pensar em detalhes do plano de negócios ou em estágios mais avançados de um negócio mais maduro que precisa se...
Carta Aberta do UOL: é hora de repensar a publicidade online
A crença na publicidade online foi abalada nos últimos dias. Alguns dos maiores anunciantes do mundo reduziram ou encerraram o investimento em algumas das principais plataformas de mídia digital. Em pouco mais de duas décadas, a mídia digital tornou-se o “santo graal” da publicidade. A promessa de atingir o público-alvo com mais precisão, a sofisticação e diversidade de formatos, o...
Entenda por que toda empresa deveria investir em design estratégico
Vivemos em uma época em que o nível de complexidade, competitividade e eficiência de todos os setores do mercado é cada vez mais alto. Esse panorama demanda soluções mais criativas, rentáveis e baseadas em novas metodologias e ferramentas inovadoras. E o que o design estratégico tem a ver com isso? Antes, o design era entendido como uma ferramenta para agregar valor cosmético a...
Startups roubam a cena
No dia de fechamento do evento as startups deram o tom, mostrando que quando o empreendedor olha para o retorno de cada centavo investido, acaba por criar soluções de alta eficácia para seus clientes e consumidores Por Henrique Russowsky (*) O pico do evento foi mesmo o segundo dia. No terceiro, aconteceram apenas breakout sessions, sem nenhuma grande apresentação no salão principal,...
A importância do marketing de conteúdo para revendas e integradores
O foco principal do content marketing é conseguir reter o interesse de sua audiência através de um conteúdo relevante por Eric Beraldo (*) No final de 2015 tive a oportunidade de assistir um webinar de Trent Dyrsmid, fundador da Groove Digital Marketing, uma agência especializada em marketing de conteúdo. Seu discurso inicial foi “Ninguém acorda de manhã e pensa: espero que hoje eu...
O design thinking como ferramenta estratégica para pequenos negócios
Usar o design para construir soluções junto com os usuários pode ser bastante simples e justamente o diferencial de que todo empresário precisa Quando se fala em design, a mente dos empreendedores corre para o mundo das marcas, cartões de visita, produtos fantásticos e embalagens reluzentes. Contudo, ultimamente, um novo entendimento vem ganhando destaque como diferencial no mundo dos...
Marketing Digital: como o múltiplo retargeting pode alavancar sua campanha de vendas
Ter mais de um retargeter tem se mostrado uma estratégia inteligente e eficaz para um número cada vez maior de anunciantes. No Brasil, a Polishop é um exemplo de como a prática pode alavancar a efetividade de campanhas de performance O conceito de múltiplo retargeting ainda desperta curiosidade e desconfiança em muitos anunciantes. A prática possibilita, entre outras coisas, estimular...
Facebook atinge a marca de 5 milhões de anunciantes publicitários
O Facebook anunciou hoje um recorde em sua plataforma: a rede social atingiu o número de nada menos que 5 milhões de anunciantes publicitários. O crescimento recente também impressiona, visto que foram 1 milhão somente desde setembro de 2016. Outros dados sobre a rede social de Mark Zuckerberg divulgados hoje mostram que existem mais de 65 milhões de páginas de negócios na plataforma e...
A importância do design em uma gestão estratégica competitiva
O design como gestão estratégica competitiva e ferramenta de competitividade é encontrado em 40% das pequenas e médias empresas europeias, já no Brasil, este dado não passa de 10%. Enquanto que 67% das empresas inglesas consideram o design uma ferramenta estratégica indispensável, no Brasil seu uso é praticamente uma exceção. O design é um elemento estratégico chave na atuação das...
O design como um processo de gestão
O artigo “O design na prática dos negócios” inicia a abordagem do design visto como um processo e seu direcionamento a uma atuação mais estratégica no mercado, tornando-se um forte aliado à gestão das marcas independente do porte e do ramo de atuação das empresas. Mas seria possível o extenso mundo corporativo que vai além da fração que envolve agências e escritórios de design...