CURADORIA

O design thinking como ferramenta estratégica para pequenos negócios

O design thinking como ferramenta estratégica para pequenos negócios

Usar o design para construir soluções junto com os usuários pode ser bastante simples e justamente o diferencial de que todo empresário precisa Quando se fala em design, a mente dos empreendedores corre para o mundo das marcas, cartões de visita, produtos fantásticos e embalagens reluzentes. Contudo, ultimamente, um novo entendimento vem ganhando destaque como diferencial no mundo dos...

Marketing Digital: como o múltiplo retargeting pode alavancar sua campanha de vendas

Marketing Digital: como o múltiplo retargeting pode alavancar sua campanha de vendas

Ter mais de um retargeter tem se mostrado uma estratégia inteligente e eficaz para um número cada vez maior de anunciantes. No Brasil, a Polishop é um exemplo de como a prática pode alavancar a efetividade de campanhas de performance O conceito de múltiplo retargeting ainda desperta curiosidade e desconfiança em muitos anunciantes. A prática possibilita, entre outras coisas, estimular...

Facebook atinge a marca de 5 milhões de anunciantes publicitários

Facebook atinge a marca de 5 milhões de anunciantes publicitários

O Facebook anunciou hoje um recorde em sua plataforma: a rede social atingiu o número de nada menos que 5 milhões de anunciantes publicitários. O crescimento recente também impressiona, visto que foram 1 milhão somente desde setembro de 2016. Outros dados sobre a rede social de Mark Zuckerberg divulgados hoje mostram que existem mais de 65 milhões de páginas de negócios na plataforma e...

A importância do design em uma gestão estratégica competitiva

A importância do design em uma gestão estratégica competitiva

O design como gestão estratégica competitiva e ferramenta de competitividade é encontrado em 40% das pequenas e médias empresas europeias, já no Brasil, este dado não passa de 10%. Enquanto que 67% das empresas inglesas consideram o design uma ferramenta estratégica indispensável, no Brasil seu uso é praticamente uma exceção. O design é um elemento estratégico chave na atuação das...

O design como um processo de gestão

O design como um processo de gestão

O artigo “O design na prática dos negócios” inicia a abordagem do design visto como um processo e seu direcionamento a uma atuação mais estratégica no mercado, tornando-se um forte aliado à gestão das marcas independente do porte e do ramo de atuação das empresas. Mas seria possível o extenso mundo corporativo que vai além da fração que envolve agências e escritórios de design...

Mundo 3.0: Horizontal, multidisciplinar, colaborativo e descentralizado.

Mundo 3.0: Horizontal, multidisciplinar, colaborativo e descentralizado.

Quando montei o cenário para o Painel Mundo 3.0, estava pensando na minha experiência profissional. Na grande maioria das empresas que visito, o ambiente não é propício. A maior parte dos empresários considera que “a empresa” é uma entidade viva. Não é. A empresa é um ambiente. Um ecossistema. Dentro desse ambiente, estão os organismos vivos, as pessoas, que fazem funcionar esse...

TI e a Publicidade

TI e a Publicidade

Semana que vem teremos a 13a edição do RIOINFO. O Painel "TI e a Publicidade" segue uma premissa que o RIOINFO estabeleceu nos últimos anos, a de criar painéis temáticos que possibilitassem a discussão e a aproximação entre diferentes mercados e o mercado de TI, demonstrando sua transversalidade e influência. Fui convidado para auxiliar na escolha dos participantes, definição dos temas...

Growth Hacking está chegando…

Growth Hacking está chegando…

O que é Growth Hacking?… Em uma palavra? Pressa! Podemos dizer que é uma maneira de pensar, uma técnica que surgiu no ambiente de startups no vale do Silício. A expressão hacking aqui, está associada a hacker. Mas não com a entonação errada que costumamos ouvir. Hacker não é o cara que invade o seu computador. Esse é o Cracker. Hacker são usuários muito habilidosos, curiosos, capazes...

Inovação. Essa palavrinha mágica…

Inovação. Essa palavrinha mágica…

De tempos em tempos, aparece aquela palavrinha ou expressão mágica.Todo mundo quer, todo mundo é. Só que não, né! Não adianta tentar ser inovador, com uma estrutura hierárquica ultrapassada. Mas como tem gente tentando… Inovar é mesmo uma coisa difícil. Não acontece todo dia. A empresa tem de ter um compromisso nesse sentido e trabalhar o tempo todo por ele. Não estou falando de...

Varejo Carioca: Uma proposta para transformar o varejo.

Varejo Carioca: Uma proposta para transformar o varejo.

Hoje não escrevo para apresentar uma idéia ou colocar um tema em discussão. Escrevo para fazer um convite! Apesar de todas as mudanças que ocorreram nos últimos anos com o público consumidor. O surgimento e crescimento do proconsumer, do neoconsumidor. Das inovações em relacionamento e gestão de clientes. De todas as possibilidades de multiplicação dos pontos de contatos com o...

Pode ser uma boa hora…

Pode ser uma boa hora…

Minha visão de design, com o passar do tempo, tem se tornado cada vez mais estratégica. Nessa semana, deixei de participar de uma reunião setorial de um determinado mercado, que é considerado um mercado muito promissor. Depois falando sobre a reunião com um amigo que compareceu, percebi que não perdi muita coisa… Por força de alguns projetos que participei, convivi muito com essas...

Conversa afiada…

Conversa afiada…

Nas últimas semanas rolou uma conversa dentro de um projeto do qual estou participando, que fiquei com muita vontade de dividir com vocês. Trata-se de um evento, onde teremos um painel reunindo TI e Publicidade. Quando fui convidado a auxiliar no “recrutamento” de participantes para o painel, estranhei um pouco o “publicidade”. Creditei ao costume das pessoas de reunir tudo dentro...

Expectativas

Expectativas

...“Estou com uma ideia aqui…” ...“Fiz um layout fantástico…" É com os amigos que fazemos os primeiros “testes" das nossas criações e ideias. É sempre bom, ter aquele amigo “pessimista”. Destruidor, que vai listar 300 dificuldades só para dar os primeiros passos. Que vai enxergar algo completamente perturbador no seu layout super bacana. Com esses amigos aprendemos a criticar nossa...

Concorrência Criativa, Learn Startup e a eterna mania de fazer sem planejar…

Concorrência Criativa, Learn Startup e a eterna mania de fazer sem planejar…

Há um tempo atras, estava conversando com um amigo, empreendedor serial. Ele citou o uso que fez de uma determinada ferramenta que se auto classificava como de “concorrência criativa”, para design. Traduzindo, o camarada queria uma logomarca... Mas não queria pagar pelo trabalho de um designer. Nas palavras dele, não tinha verba, porque o empreendimento era muito novo. Uma startup....

Fale conosco

Pin It on Pinterest

Share This
Verified by ExactMetrics