Design e Marketing Digital: 3 motivos para essa dupla nunca se separar

Quando falamos em Marketing Digital, é normal que os primeiros pensamentos que venham na nossa cabeça estejam relacionados a ferramentas altamente tecnológicas, que irão nos auxiliar magicamente a ter sucesso.

Sejamos sinceros: é bem compreensível que o Design nem passe pela cabeça das pessoas em um primeiro momento, afinal, muitos não entendem bem o que realmente significa essa palavra.

Para começarmos, é importante saber que o Design vai muito além de “deixar tudo mais bonito”. Não basta ter um material que encanta os olhos mas não cumpre sua função. O objetivo principal é transformaralgo complexo em uma ideia tangível e de simples compreensão.

Com essas características em mente, elaboramos 3 motivos importantes que explicam o porque você não deve pensar em Marketing Digital sem pensar em Design.

Design e Marketing Digital: 3 motivos para essa dupla nunca se separar

1- Organização e coerência visual dos materiais é muito importante

Imagine a cena: você está distraído olhando seu feed do Facebook, quando recebe uma publicação com elementos azuis e vermelhos de uma página. Você clica e é direcionado para um site que possui roxo e amarelo como suas cores predominantes. Isso geraria uma confusão muito grande em sua cabeça, não?

Esse é um erro comum que muitas empresas cometem e, para que isso não aconteça, é indispensável que as peças criadas sigam uma lógica em comum entre elas. Além disso, é imprescindível que todas tenham, de alguma forma, relação com uma identidade maior (a identidade visual da empresa).

Aqui na BigHouseWeb utilizamos uma ferramenta que nomeamos Visual Kit, que nada mais é do que organizar e prever, visualmente, vários tipos de publicações, traçando um padrão de como elas devem ser desdobradas. Esse método auxilia e agiliza muito o processo de execução dos materiais, pois toda a linha visual do que será feito já está definida e aprovada com o cliente. Basta apenas executá-la.

2- Você tem poucos segundos para conquistar a atenção de alguém.

Com a correria do dia-a-dia, tudo passou a ser mais superficial e as pessoas não admitem perder seu tempo com algo que não as interessa. É bem compreensível, já que nosso cérebro não foi preparado para armazenar tantas informações por minuto.

Com isso, a mensagem das publicações deve ser passada de forma muito mais rápida. Caso contrário, a postagem foi em vão, pois o potencial cliente não leu o conteúdo.

Atente-se a pontos como um título de destaque com tipografia limpa, uma imagem ou ícone que contextualiza, um Call to Action que chame a atenção e dê vontade de clicar e até um infográfico que facilite a compreensão de um tema complexo. Esses elementos ajudam a otimizar o tempo que a pessoa demora para compreender o que está sendo dito e torna seu material muito mais eficaz.

3- O Design organiza e hierarquiza as informações

Desorganização de informações é um tiro no pé para quem trabalha com Marketing Digital. É essencial que as informações mais importantes sejam apresentadas logo no primeiro contato com a marca. Para isso, destaque seus principais diferenciais de forma clara.

Uma maneira de organizar visualmente seu material é utilizando dois tipos de tipografias, uma com serifa e outra sem, por exemplo. Fazer uso de uma cor diferente também pode auxiliar a leitura. Elementos com cores mais saturadas chamam a atenção, ou seja, são vistos antes de qualquer outra coisa. Mas tenha cuidado para não exagerar!

E sempre tenha em mente

Marketing digital é um jogo de detalhes, e detalhes fazem parte de um projeto de design. Cada elemento de cor, forma, textura que for utilizado nos pontos de contato da sua empresa com os usuários têm grande potencial de fazer a diferença no resultado final.

 

Fonte:  blog.bighouseweb.com.br

 

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