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Sua marca é relevante para o sucesso do seu negócio?

Você já se perguntou o que exatamente representa a marca de um negócio e por quê deve investir nela enquanto empreendedor?

Essa pergunta assume cada vez mais importância no momento de criar ou gerenciar um negócio, seja no momento da ideia inicial,  antes mesmo de se começar a pensar em detalhes do plano de negócios ou em estágios mais avançados de um negócio mais maduro que precisa se adequar e/ou se reinventar para atender as novas demandas.

Antes de mais nada a marca de um negócio representa não apenas uma NECESSIDADE mas principalmente uma OPORTUNIDADE de se relacionar com o público e, dessa forma, conquistar espaço em meio a uma infinidade de informações e oferta que o cerca todos os dias e a todos os momentos.

Não é uma tarefa simples, tão pouco isolada.

Criar uma marca é um ato de autoconhecimento, foco e determinação para o negócio.  É a marca que vai representar e tangibilizar (tornar palpável) sua proposta de valor para todos os públicos, mostrando a que a empresa veio e porque vale a pena estabelecer relações com ela, sejam essas relações comerciais ou não.

A marca tem em sua essência a estratégia, uma vez que norteia e influencia as decisões de gestão; como criar um novo produto, procurar um novo fornecedor e fazer uma determinada promoção,  isso só para citar alguns exemplos.

Essa questão pode parecer um tanto quanto superficial para o grande público, especialmente para empreendedores que possuem tantas outras questões para se preocupar em seu desafiador dia a dia com tantas responsabilidades e dificuldades. Mas, para quem possui essa visão em relação as marcas, fica o convite para a reflexão sobre seu negócio e, principalmente, sobre a realidade que o impacta diretamente.

A diversidade de ofertas tecnicamente semelhantes já não é mais novidade. Outros podem oferecer o mesmo produto ou serviço que sua empresa oferece, as vezes até com mais eficiência. Ao mesmo tempo, o público consumidor tem acesso a mais informações e está mais empoderado para tomar suas decisões,  podendo confrontar opções, buscar recomendações e dar feedback em suas redes sociais, em uma versão atualizada e potencializada do tradicional processo conhecido como “boca a boca”.

Nesse cenário as empresas não são meros agentes com uma oferta específica que começa com uma necessidade ou desejo e termina no ato do pagamento. Ao invés disso, são agentes que se RELACIONAM não apenas com seus clientes, mas com o mercado e sociedade como um todo.

Assim, é essencial que a empresa transborde um significado que, quando percebido e reconhecido, passa a sustentar toda sua cadeia de valor.

Tal dinâmica se faz possível através das MARCAS, gerenciadas de forma constante e integrada ao dia a dia dos negócios; permeada em cada detalhe, desde a maneira como seus colaboradores chegam para trabalhar até a forma como são tratadas questões relativas ao pós-venda.

Aos empreendedores cabe então buscar conhecimento para, além de reconhecer a importância e responsabilidade que suas marcas representam, aplicar todos os esforços para explorar seu potencial através de ações concretas, alavancando seus negócios rumo à criação de valor e vantagem competitiva.

Fonte: Infobranding

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